Ministra de Israel é impedida de participar da COP-26 por ser cadeirante

Ministra de Israel é impedida de participar da COP-26 por ser cadeirante

Karine Elharrar, ministra de Energia de Israel, que é cadeirante, não conseguiu participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26, que ocorreu nesta segunda-feira  porque não havia transporte adequado.

No canal de TV de Israel, ela afirmou que não foi possível chegar no local, pois teria que andar até lá, ou embarcar em uma van que não era adequada para cadeira de rodas.

Elharrar chegou a tentar entrar no edifício do evento em veículo próprio, mas a organização não permitiu, simultaneamente, também não forneceu nenhuma van adaptada.

Sem acessibilidade

“Eu vim à COP26 para encontrar meus homólogos do mundo e avançar no combate contra a crise do clima, é triste que em 2021 a ONU, que promove a acessibilidade para pessoas com deficiências, não se preocupe com acessibilidade nos seus próprios eventos”, afirmou ela em uma rede social.

O ministro das Relações Exteriores de Israel disse que não tem como se preocupar com o futuro com o clima e com os povos se antes não tomar conta dos seres humanos, dando acessibilidade às deficiências, reportou o G1.

Neil Wigan, embaixador do Reino Unido, ficou constrangido e pediu desculpas a Karine: “Eu fiquei incomodado ao saber que Karine Elharrar não pôde comparecer a encontros da COP26, eu peço desculpas à ministra”.

Outras Notícias

Confira nossas recomendações