Imagens de satélite mostram que maior raio do mundo começou em SC, diz pesquisadora

Imagens de satélite mostram que maior raio do mundo começou em SC, diz pesquisadora

O início das ramificações do 'megaflash' foi registrado em Campos Novos, segundo Rachel Albrecht.
Ela participou do comitê de especialistas que certificou o recorde pela Organização Meteorológica Mundial.
Vídeo mostra ramificação do maior raio do mundo atingindo o Sul do país Imagens de satélite mostram que o início das ramificações do maior raio do mundo em extensão, com 709 quilômetros em linha horizontal, ocorreu em Campos Novos, no Oeste catarinense, segundo a pesquisadora e meteorologista Rachel Albrecht, do Departamento de Ciências Atmosféricas, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), que participou do comitê de especialistas que certificou o recorde pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). Nesta segunda-feira (29) foi divulgado um vídeo com o mapeamento do "megaflash" de 11.360 segundos, que ocorreu no dia 31 de outubro de 2018.
O material foi elaborado pelo pesquisador Michael Peterson, do Los Alamos National Laboratory, EUA, que submeteu o caso para a avaliação do OMM.
O recorde oficial foi anunciado no dia 26 de junho deste ano.
De acordo com a pesquisadora, os instrumentos utilizados nessa pesquisa possuem a capacidade de medir tanto a extensão, quanto a duração dos raios de forma concomitantes, com a utilização de um sensor que detecta fontes de descargas elétricas a cada 2 milissegundos

Outras Notícias

Confira nossas recomendações