Aumento no volume de água na bacia do Rio São Francisco faz Usina Três Marias abrir as comportas

Aumento no volume de água na bacia do Rio São Francisco faz Usina Três Marias abrir as comportas

A redação  obteve a informação que a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) iniciou a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias. As comportas do reservatório de Três Marias, no Rio São Francisco, foram abertas na última quarta (12).

Por meio de nota divulgada no site, a Cemig explicou que foi observado um aumento no volume de água na bacia do Rio São Francisco em decorrência das chuvas dos últimos dias. Com isso, os afluentes do Rio São Francisco – rios Pará, Paraopeba e das Velhas - também tiveram suas vasões alteradas.

Desse modo, segundo a companhia, a ação pretende garantir que o aumento de vazões da UHE Três Marias se dê de forma gradual, com o menor impacto possível para o trecho a jusante da usina.

“Mesmo com a abertura de comportas, a tendência é que o reservatório continue ganhando armazenamento até o final do mês. A Cemig segue monitorando a condição de operação da unidade e novas ampliações podem ser necessárias nas próximas semanas, conforme as afluências verificadas no reservatório até o final deste mês”, disse a nota.

Afirmou, ainda, que não são esperados impactos para os municípios a jusante da UHE Três Marias no trecho até Pirapora, que recebe contribuição de vazões mais significativa apenas do afluente rio Abaeté.

 “Após este município, o Rio São Francisco ainda recebe contribuintes significativos ao longo de seu curso, como Rio Urucuia, Rio das Velhas e o Rio Paracatu. Tais afluentes já vem vivenciando maiores vazões, dado o evento chuvoso recente, e considerando a grande distância da usina de Três Marias até os municípios ribeirinhos após a foz do Rio das Velhas, a contribuição de vazões da usina é reduzida, sendo o maior volume do Rio São Francisco oriundo dos demais afluentes”.

Com informações CEMIG Foto divulgação

Outras Notícias

Confira nossas recomendações