O que é pecado?

 

Pecado é toda e qualquer ação ou estado contrário a Deus. Atitudes que sejam contrárias aos mandamentos de Deus são pecado, isso dá importância à Lei do Antigo Testamento, como o próprio apóstolo Paulo disse, porque a Lei traz luz para que possamos entender quais ações tomamos que ofendem a Deus.

De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da Lei.
Romanos 7:7

Assim, a Lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.
Gálatas 3:24

Dessa forma, podemos entender o pecado de duas maneiras: estado de pecado (escravidão) e ações pecaminosas (prática do pecado).

Escravidão do pecado

A escravidão pelo pecado é o estado em que todas as pessoas nascem e se encontram naturalmente (Romanos 3:10-12).

Nesse estado as pessoas estão servindo à Satanás (Efésios 2:1-2), o príncipe deste mundo, de forma inconsciente.

Mesmo quando nascemos, é dito que estamos mortos em espírito, pois estamos separados de Deus e condenados pelo nosso estado de servidão ao pecado.

Como está escrito:
"Não há nenhum justo, nem um sequer
Romanos 3:10

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados
Efésios 2:1

Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.
Romanos 6:17

 

Atos de pecado

Os atos de pecado são atitudes específicas que ofendem a Deus, e que ele proíbe suas práticas.

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Gálatas 5:19-21

Deus criou todas as coisas e nele não habita nenhum mal ou trevas. Como criador, estabeleceu regras e normas de como a vida deve ser vivida, portanto todo e qualquer desvio dessa norma é uma ofensa contra o criador de todas as coisas.

Além de ofender a Deus, a prática do pecado também é maléfica para as pessoas que praticam e para aqueles ao seu redor. Por exemplo, a mentira ofende a Deus (que é verdade), ofende a quem recebeu a mentira e prejudica o mentiroso.

Dessa forma podemos nos assegurar que o viver santo, de acordo com a vontade de Deus, é o melhor para todas as pessoas.

Origem do pecado

Pecado não existe por si, ou seja, não existe uma entidade que se chama Pecado que luta contra Deus, como um igual. Mas o pecado é justamente a ausência de Deus.

O pecado tem duas origens: a origem na criação e a origem na humanidade.

O pecado entrou na existência da Criação antes da criação de Adão e Eva. Quem primeiro pecou contra Deus foi Satanás, na rebelião dos anjos (2 Pedro 2:4). Não temos como saber o momento exato da queda dos anjos, mas podemos saber que foi antes do pecado de Adão e Eva, porque o próprio Satanás estava lá para tentá-los (Apocalipse 12:9).

Entre os humanos, o pecado passou a reinar a partir do pecado de Adão e Eva, quando comeram do fruto do conhecimento do bem e do mal, o qual Deus tinha proibido de comerem (Romanos 5:12).

 

A partir desse momento, toda descendência do primeiro casal se encontra escrava do pecado, e morta para Deus.

Veja também o que a Bíblia ensina sobre Satanás.

A solução do pecado

Desde o momento em que o pecado entrou na Criação, Deus teve um plano de redenção. Ao enviar seu Filho, a segunda pessoa da Trindade, para se sacrificar por toda humanidade.

Paulo diz que Jesus é um segundo Adão, pois assim como por meio de Adão as pessoas encontraram a morte espiritual, por meio de Cristo as pessoas encontram Vida e a entrada para a Eternidade.

Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. De fato, muitos morreram por causa da transgressão de um só homem, mas a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só, Jesus Cristo, transbordou ainda mais para muitos.
Romanos 5:15

Ao invés de sermos escravizados pelo pecado, agora devemos nos sujeitar à Cristo e entregarmos nossa vida em "escravidão" à Ele.

Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.
Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.
Romanos 6:17-18

Cristo nos libertou da escravidão pelo pecado, mas isso não quer dizer que os cristãos passam a se tornar perfeitos em conduta. Ou seja, o cristão ainda peca. Isso, porém, deve causar constrangimento e lamento ao cristão, e ele deve se arrepender naturalmente.

O apóstolo Paulo escreveu sobre sua luta interna contra o pecado, e isso nos ensina muito sobre a nossa própria relação com o pecado.

Sabemos que a Lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.
Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio.
E, se faço o que não desejo, admito que a Lei é boa.
Nesse caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.
Romanos 7:14-18

 

O pecado não nos domina mais, mas habita em nós. A vida cristã passa a ser uma luta constante contra o pecado, tendo como objetivo a santidade. Deus exige que nós andemos como Jesus andou, e ele foi perfeito.

A vida de santidade e de boas obras agrada a Deus e transmite Seu caráter através da nossa vida!

Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.
Gálatas 5:16-17

Se tropeçarmos na nossa caminhada, e com certeza iremos tropeçar, devemos confessar a Deus. Ele exige de nós santidade, mas é bondoso para nos perdoar quando pecamos.

O apóstolo João deixa tudo muito claro, ainda pecamos, e quando pecamos devemos confiar em Jesus Cristo:

Meus filhinhos, escrevo a vocês estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.
1 João 2:1

Outras Notícias

Confira nossas recomendações