Como lidar com os membros “cansados” da igreja?

POR EMANUELLE MELLO · 8 DE SETEMBRO DE 2021

membros cansados da igreja

Sua congregação sofre com membros “cansados” da igreja? Faça a prova real: você já ouviu de algum membro frases como:

  • “Estou cansado da minha igreja, é sempre a mesma coisa!”
  • “Eu não tenho oportunidades nessa igreja, vou procurar outra.”
  • “Já fui muito usado em outras igrejas e agora eu quero ficar na minha.”
  • “Minha igreja não é meu estilo, quero novidades!”

Há diversos fatores envolvidos nessa situação. Muitas vezes, os membros cansados da igreja são pessoas que estão magoadas, frustradas, desanimadas ou simplesmente, apenas cansadas de alguma rotina.

Esse problema, contudo, não é de hoje. A evasão de seguidores já pode ser vista no Novo Testamento, desde a época do ministério de Jesus. Quer um exemplo? Veja:

“Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.” (João 6:66 – NVI).

Nessa ocasião, Jesus acabara de falar palavras duras, porém verdadeiras, acerca do seu evangelho. Imediatamente a isso, muitos dos seus discípulos o deixaram, abandonando sua fé no filho de Deus e suas palavras que tanto os confrontavam. Eles ficaram “cansados”, frustrados e bravos demais para permanecer.

Não é isso que acontece em sua igreja? 

  • Um líder extremamente eficaz decide largar tudo alegando estar cansado;
  • Um membro que acabou de se firmar na igreja se decepciona e decide largar a igreja;
  • Uma pessoa com anos de fé começa a se sentir desvalorizada e começa a murmurar.

Na maioria das vezes, não estamos preparados para sofrer evasão de seguidores. Afinal, não queremos perder nenhuma ovelha, e quando uma se perde, somos capazes de deixar todas as 99 só para encontrar aquela que se perdeu (Mateus 18:12-14 – NVI).

Como lidar, então, com os membros cansados da igreja? E antes disso ainda…

Por que os membros se cansam da igreja?

As desculpas são diversas e muito variáveis, mas podemos elencar algumas delas aqui:

  • Ofensas: por parte de algum irmão da igreja, do líder ou porque “o pastor passou e não cumprimentou”;
  • Decepções: quando alguém comete um erro e o membro em questão não consegue lidar;
  • Frustrações: que podem se originar de alguma mágoa contra alguém, de uma ideia defendida pela igreja que o membro em questão não concorda, ou a frustração de não ser “usado” nas coisas da igreja;
  • Desânimo: ocasionado pela falta de comunhão com Deus e com o corpo de Cristo – os irmãos.

Na maioria das vezes, em resumo, os membros se cansam da igreja por orgulho, porque “é muito difícil” ou por falta de ânimo, também. Embora seja complicado lidar com esses membros, é extremamente necessário que nos disponhamos para tal, sempre lembrando, porém, que quem faz a obra é o Espírito Santo.

Como lidar com os membros “cansados” da igreja?

Lembre-se sempre que é necessário muita sabedoria concedida pelo Senhor para lidar com os membros cansados da igreja.

Não é certo que tentemos animá-los com a força do nosso próprio braço ou que queiramos agradá-los de todas as formas apenas para que eles se mantenham trabalhando na obra do Senhor. Antes, é preciso entregar a eles a verdade, para que ela os liberte. 

Fique agora com 4 maneiras de lidar com os membros “cansados” da igreja:

#1 Procure ouvi-los

Nada mais libertador do que desabafar.

Por isso, quando um membro cansado vier até você, procure ouvi-lo. É extremamente necessário que haja essa comunicação entre os membros e a liderança da igreja.

Contudo, no momento de aconselhá-lo e orientá-lo em relação ao que ele deve fazer, é importante que você o instrua da forma correta. É claro que sempre com muita simplicidade e sensibilidade, procurando entender seu ponto de vista, todavia, é dever de um verdadeiro cristão e líder, que você…

#2 Instrua-os conforme a Palavra

Um cristão que preza pela verdade e pelo bom cuidado com suas ovelhas, sempre falará a verdade para eles, instruindo-lhes conforme a Palavra.

Por isso, não importa quão crítica a situação esteja, é importante que você os aconselhe da forma mais bíblica possível e conforme o direcionamento do Espírito Santo, jamais deixando de pregar a verdade apenas para agradar os seus membros ou mantê-los na igreja.

Pense comigo: caso você diga qualquer coisa a eles apenas para mantê-los na igreja – mas que não é a verdade que liberta e molda seu caráter – você estará apenas “acariciando” o ego deles, o que os levará para cada vez mais distante da estatura de Cristo. Essa não é a função do pastor que ama o seu rebanho, concorda?

É justamente por conta da importância e da necessidade desse acompanhamento e pastoreio, que é essencial que você…

#3 Encaminhe-os para o discipulado e para a célula 

Ter alguém para prestar contas, ouvir, aconselhar e ainda ter outros irmãos para partilhar a caminhada, é indispensável para qualquer membro se manter animado para cooperar no Reino e com a igreja.

Por isso, preze por um bom encaminhamento dos seus membros tanto para o discipulado quanto para uma célula, desde os irmãos mais “velhos” da igreja – com mais tempo de fé – até os novos convertidos.

Quer saber quais são os benefícios do discipulado na vida do cristão? Leia nosso artigo específico sobre discipulado e cuidado de pessoas com o pastor Abe Huber.

Contudo, considerando que estamos falando da membresia da igreja como um todo, é necessário que a sua igreja saiba gerenciar corretamente e de forma eficaz as células e pequenos grupos de sua igreja. Quer saber como?

Conheça o Atos6

Baseado no conceito de integração, o Atos6 é um sistema de gestão específico para igrejas. Com a funcionalidade de gestão de células, nossa plataforma permite que você: 

Saiba ainda mais clicando no botão abaixo:

SAIBA MAIS!


#4 Incentive-os a darem um “up” em sua vida espiritual

Esse incentivo pode ser feito através de um evento que ocorrerá, uma reunião especial – como um café ou um almoço, por exemplo – um presente que pode ajudar os membros a se sentirem impulsionados na sua vida espiritual cotidiana (uma bíblia de estudo, livros cristãos, livros devocionais e agendas personalizadas são ótimas alternativas).

Entretanto, para que haja o devido acompanhamento de cada membro, sem deixar qualquer pessoa para trás, é necessário uma ajuda externa, não acha? Contando com um sistema de gestão específico para igrejas, você consegue automatizar processos e otimizar o seu trabalho no Reino.

Outras Notícias

Confira nossas recomendações